Você vai abordar razões e proporções, certo? Se está a procura de uma atividade dinâmica para atrair os alunos e tornar sua aula mais interessante chegou ao lugar certo!
Após introduzir as razões e dar exemplos contextualizados, proponha um exercício feito através do jogo "Qual é a razão?". A atividade é bem simples e solicita do estudante o cálculo de razões na forma de fração irredutível entre grandezas que podem ser expressas na mesma unidade.
Vou te mostrar o jogo em ação através do vídeo que segue e, após o mesmo, compartilharei com você a tabela do jogo (que pode ser baixada por meio de download) e as regras.
Jogo QUAL É A RAZÃO?
Objetivo: Encontrar razões entre grandezas na forma de frações irredutíveis.
Material para cada dupla: tabela do jogo, um marcador (peão), dois lápis de cores diferentes, um dado comum.
Como jogar:
1) Os alunos fazem duplas. Cada jogador toma uma cor de lápis para si e os dois decidem no para ou ímpar aquele que vai iniciar o jogo.
2) O primeiro a jogar colocará o marcador em qualquer razão apresentada na tabela e calculará a fração irredutível que a representa. Em seguida, pintará a quadrícula da razão escolhida e o primeiro círculo, debaixo para cima, posicionado na coluna que corresponde à fração calculada. Após, passará a vez.
3) O jogador seguinte lançará o dado e deverá andar com o marcador, em sentido horário, a quantidade de quadrículas (razões) sorteadas. Fará o mesmo que seu adversário e passará a vez.
4) Assim prosseguirá o jogo com os jogadores revezando-se nas jogadas e lançando o dado para determinar as razões a calcular.
Por exemplo, vamos supor que o estudante A (lápis verde) escolheu iniciar o jogo com a razão “3 meses em 1 ano”. A fração correspondente a essa razão é 1/4. O jogador B (lápis azul), por sua vez, sorteou três no dado e calculou a razão “50 centavos em 2 reais” obtendo também 1/4.
4) Caso o dado sorteie uma razão já pintada (escolhida), o jogador colocará o marcador na próxima razão livre (cuja quadrícula não esteja pintada).
5) Os círculos deverão ser preenchidos sempre de baixo para cima nas diferentes colunas. Nenhum círculo poderá ser “pulado”.
6) O primeiro jogador que conseguir três círculos pintados com sua cor alinhados na horizontal, vertical ou diagonal é o vencedor.
Se você gostou desta atividade aplique-a com sua turma e depois registre um comentário contando como foi sua experiência.
Tenho me proposto a criar uma atividades dinâmicas e lúdicas que auxiliam em muito a aprendizagem. Conheça minhas propostas acessando a lojinha do site.
Otavio Vanderlei de Campos
18/05/2023 13:29
Roselice
18/05/2023 13:59