Vamos animar as aulas de trigonometria, ciclo trigonométrico e funções trigonométricas no Ensino Médio?
Pois foi pensando nisso que eu elaborei 5 jogos bem estruturados e envolventes que têm o potencial de facilitar e tonar mais agradável o processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos.
Encontrar atividades diferenciadas para ensinar matemática no ensino médio não é fácil. Quem já procurou por elas, sabe muito bem que muito pouco foi criado e está disponível. E, em se tratando de funções trigonométricas, então, nem se fala!
Mas quero dar minha parcela de contribuição ao professor no preparo e desenvolvimento de aulas mais atrativas.
Quem ganha com isso? Professores e alunos! Os professores, pois perceberão o interesse dos estudantes, a leveza das aulas e os ganhos na aprendizagem. Os alunos, pois sentirão satisfação em participar de aulas mais dinâmicas, menos monótonas e repetitivas. Serão encorajados à reflexão, ao estudo, organização e conexão de pensamentos.
As atividades que fazem parte do e-book Trigonometria e Funções trigonométricas: jogos para enriquecer a aprendizagem são os seguintes:
CORRIDA TRIGONOMÉTRICA
Objetivo: Utilizar as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente e a calculadora para encontrar medidas desconhecidas de lados de triângulos retângulos.
BINGO TRIGONOMÉTRICO
Objetivo: Localizar as extremidades de arcos no círculo trigonométrico.
JOGO CONECTA 4
Objetivo: Realizar conversões de medidas de arcos.
JOGO DORMINHOCO
Objetivo: Reconhecer características das funções trigonométricas seno e cosseno.
PALAVRA SECRETA
Objetivo: Construir gráficos de funções trigonométricas seno e cosseno, bem como determinar as características das funções construídas.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK
Quero presentear o professor leitor desta postagem com o Jogo Dorminhoco que faz parte do e-book. Segue, abaixo, as regras e modelos do jogo.
JOGO DORMINHOCO
Objetivo: Reconhecer características das funções trigonométricas seno e cosseno.
Material para cada grupo de 5 alunos: ANEXOS, tesouras.
Como jogar:
1) Os alunos farão grupos de cinco pessoas e cada grupo receberá os ANEXOS. A primeira coisa a fazer será recortar as cartinhas dos mesmos.
2) Inicialmente, os jogadores deverão embaralhar as cartas e, em seguida, analisá-las em conjunto e formar quartetos de cartas que combinem entre si. Uma carta sobrará.
3) Depois, as cartas serão embaralhadas novamente e distribuídas aos jogadores sendo que nenhum deles deverá mostrá-las aos colegas. O objetivo de cada jogador será obter 4 cartas que combinem entre si.
4) O jogador que receber 5 cartas iniciará o jogo. Ele tomará uma de suas cartas que não lhe serve e deslizará a mesma sobre a mesa para o colega da direita. O colega da direita tomará a carta, verificará se ela lhe serve ou não e fará o mesmo; assim prosseguirá o jogo.
5) A carta solitária deverá ficar uma rodada com cada jogador. Sendo assim, o jogador que a receber não poderá passá-la adiante de imediato, devendo permanecer com a mesma por, pelo menos, uma rodada.
6) Quando algum jogador conseguir um quarteto de cartas que combinem entre si, ele deverá largá-las vagarosamente sobre a mesa, de forma muito sutil e disfarçada, procurando esconder esta ação dos demais colegas.
7) Os jogadores, ao perceberem que um adversário colocou as cartas sobre a mesa, deverão fazer o mesmo, independentemente do fato de terem formado quartetos ou não. O último jogador a executar esta ação será o dorminhoco e perderá o jogo.
OBS: O jogo poderá ser feito com 4 jogadores e, para isso, um quarteto de cartas que combinem entre si deverá ser retirado do baralho.
Não perca a oportunidade de adquirir o e-book contendo este e mais outros 4 jogos para ensinar trigonometria e funções trigonométricas.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK
Mario Bonamici
12/02/2023 08:48
Roselice
12/02/2023 13:04