Se você quer uma estratégia diferente para propor situações-problema na educação infantil vou lhe mostrar minha última criação!
Venho pensando há muito tempo sobre como eu poderia auxiliar os professores a instigarem as crianças a resolverem diferentes tipos de situações-problema de matemática na pré-escola.
É sabido que muitos contextos em sala de aula podem ser explorados na forma de probleminhas, tal como, dividir igualmente o material de contagem entre os componentes do grupo, escolher quem será o ajudante da professora no dia, registrar os pontos em um jogo, etc.
Mas fiquei pensando em fazer algo diferente, que pudesse ser bastante útil e que "economizasse" um pouco o tempo professor na organização, seleção e planejamento de diferentes tipos e situações-problema.
Daí lembrei de um livro que li faz bastante tempo e que gostei muito: Resolução de Problemas: Matemática de 0 a 6, de Kátia Smole e outras autoras.
O livro enfatiza que não precisa a criança ser leitora ou conhecer operações e sinais matemáticos para resolver problemas. Também aborda questões relacionadas ao planejamento do trabalho, como observar, interferir e avaliar. Vale muito a pena ler!
Na pré-escola é possível abordar várias situações, sejam elas multiplicativas, partitivas ou que envolvam o pensamento combinatório, por exemplo, além dos tradicionais problemas de contagem, adição e subtração.
Problemas não convencionais e simulações da realidade são outros tipos bem interessantes! As crianças podem lançar mão de diferentes estratégias de resolução como o desenho, registros pictóricos e a oralidade.
Bem, juntando as ideias do livro e de algumas pesquisas que fiz, resolvi criar situações-problema ilustradas.
Fui escrevendo, procurando imagens legais e o material foi tomando corpo. O resultado? São exatamente 42 probleminhas ilustrados, cada um esboçado em uma folha A4.
Há atividades bem simples e outras mais elaboradas que as crianças poderão solucionar a partir da mediação do professor, de questionamentos, incentivos, estímulos, explicações (quando necessário) e troca de ideias.
Os problemas são bem variados! E eu acredito que as imagens poderão despertar a atenção das crianças e encorajá-las a pensar, discutir com os colegas e elaborar soluções.
Esse trabalho perpassa os campos de experiências que estruturam a organização curricular da educação infantil na BNCC favorecendo com que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo e possam utilizá-los em seu dia-dia.
Acho que ficaria muito interessante fazer a impressão do material em cores e apresentar os desafios em diferentes momentos, alternando-os com outras formas de proposição de problemas como, por exemplo, aquelas relacionadas aos jogos, brincadeiras e situações diárias.
Seguem, abaixo, 3 probleminhas que estão no material. Clique em qualquer imagem para obter uma cópia para imprimir ou salvar na sua máquina.
Por último, gostaria de comentar que gosto muito de trabalhar com histórias ilustradas pois essa abordagem é bastante abrangente.
Achei máximo, pois com desenhos chama atenção e o professor estará ensinando ludicamente as crianças.
Deisi Magnus Corrêa
11/05/2020 15:59
Adorei!
Carina flores dos Santos
15/04/2021 03:50
Preciso de 5 situação problema para cada nível da educação,com ilustração,estou fazendo um trabalho,me ajuda
Christiane Gaio
04/07/2023 02:15
Pfv, quero material probleminhas ilustrados educacao infantil. Obrigada!
Roselice
04/07/2023 14:03
Oi Christiane! A aquisição de qualquer produto pode ser feita pela lojinha do site, que vc encontra clicando no ícone "Loja" na aba superior do site. Neste link vc pode adquirir os probleminhas ilustrados:
https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/probleminhas-ilustrados-para-a-educacao-infantil/C10959809N
Um abraço
Maria Aparecida Vaz Lourenço Costa
07/08/2024 01:05
Parabéns! As atividades são simples, mas bem elaboradas. Obrigada por compartilhar🥰
Roselice
07/08/2024 15:01
Obrigada! É muito bom saber que minhas ideias são apreciadas pelo colegas professores!
Calcular medidas de posição e dispersão a partir de dados coletados na própria turma e que são oriundos de atividades práticas e diferenciadas certamente será muito mais significativo para os estudantes. Conheça propostas inéditas para ensinar estatística nos anos finais do EF e no ensino médio.
Para auxiliar o professor no preparo de aulas envolvendo o sistema monetário, elaborei um e-book que contempla 18 jogos e atividades dinâmicas e atrativas, direcionados aos estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.
Este jogo vai auxiliar as crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental na memorização dos fatos básicos das subtração. É muito fácil de implementar e envolve apenas cartinhas e dados.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais
Isabel
14/02/2019 08:31