
Múltiplos, divisores e primos
17/04/2017
Por que ninguém toma remédios de 5 em 5 horas ou de 7 em 7 horas? Essa pergunta pode ser a motivação inicial para iniciar o assunto sobre múltiplos, divisores e primos!
17/04/2017
Por que ninguém toma remédios de 5 em 5 horas ou de 7 em 7 horas? Essa pergunta pode ser a motivação inicial para iniciar o assunto sobre múltiplos, divisores e primos!
10/04/2017
Operar com frações é algo difícil para os alunos. Eles normalmente lembram das regras quando aprendem as operações mas as esquecem com bastante facilidade. Mas é possível mudar esta realidade!
02/04/2017
No artigo Entre pizzas e frações descrevi algumas atividades bem interessantes para introduzir frações a partir de diferentes estratégias e materiais. Neste artigo vou continuar dando sugestões de como avançar no estudo de frações utilizando materiais concretos e ideias bem legais. Vamos lá?
25/03/2017
Ontem mesmo estava trabalhando com uma turma de Pré-Cálculo, disciplina da grade curricular de Cursos de Engenharia e, ao resolver um exercício no quadro, perguntava aos alunos: "2/3 x 4 quanto dá?" ... Nenhuma resposta! "Como faço 1/2 -3 ?" ... Silêncio na sala de aula! ????????? !!!!!!!! Eles não sabiam responder. São graduandos em início de curso. Terminaram o Ensino Médio a pouco tempo. Que lástima!
19/03/2017
Quanto mais ideias para ensinar a multiplicação e fixar as tabuadas, melhor! E quando as estratégias criadas aliam a aprendizagem ao lúdico, é sucesso garantido, sem dúvida alguma! Foi por isso que eu inventei essa moda: ensinar a multiplicação e as tabuadas utilizando carimbos. É uma forma de trabalho bem divertida e que agradará as crianças.
11/03/2017
Antigamente nem se ouvia falar dos sólidos geométricos nas aulas de matemática do Ensino Fundamental. Hoje em dia, o assunto já é introduzido na educação infantil a partir de atividades lúdicas que desafiam a criança a descobrir propriedades e características dos sólidos, a compará-los, a utilizar vocabulário específico.
27/02/2017
O geoplano é um recurso didático que pode ser utilizado para o estudo da geometria e propicia a construção do conhecimento matemático através de atividades concretas, práticas e desafiadoras. É um material manipulativo que facilita o processo de ensino-aprendizagem da matemática, dando apoio e suporte à representação mental favorecendo, assim, a abstração.
11/02/2017
Você, professor, têm facilidade em fazer cálculos mentais? Com certeza, sim! Nós, professores, pais, sabemos responder com rapidez quanto é 8 + 7, 5 + 6, 4 + 9, ... Aprendemos e memorizamos essas somas quando éramos crianças e sabê-las de cor facilita, em muito, a nossa vida! A
27/01/2017
Quem não gosta de ouvir histórias? As histórias podem nos fazer sonhar, experimentar sensações, refletir, viajar no tempo e no espaço! Então, por que não contar histórias nas aulas de matemática? Sim, histórias da matemática! Elas falam sobre como a matemática nasceu e de como os homens resolveram os problemas da antiguidade.
23/01/2017
Para contar de 1 a 10 é preciso memorizar uma sequência de palavras sem sentido e numa ordem fixa e os versinhos, brincadeiras e músicas auxiliam nessa memorização. Porém, conhecer números significa muito mais que isso: é preciso descobrir o significado de cada contexto numérico, tarefa que pode ser complicada principalmente quando se passa do dez.
22/01/2017
Se você gosta de propor jogos matemáticos para as crianças da educação infantil, está no lugar certo! A matemática pode encantar as crianças se nós, educadores, soubermos utilizar diferentes metodologias e estratégias de ensino que despertem nos pequenos o gosto de descobrir e de aprender matemática.
18/01/2017
A multiplicação é geralmente introduzida na escola sob o enfoque da adição de parcelas iguais. Essa abordagem é evidenciada, principalmente, na construção das tabuadas. Há, porém, mais ideias que devem ser trabalhadas para explorar outros significados da multiplicação que são, de acordo com os PCN, a proporcionalidade, o raciocínio combinatório e a organização retangular.
Eu sou a professora Roselice Parmegiani e quero ajudar você a encantar os estudantes e incentivá-los a estudar matemática!
Compartilho neste e-book 9 jogos para ensinar probabilidade e estatística de forma concreta e prazerosa. Torne as aulas de estatística emocionantes com propostas inéditas e muito criativas.
São 18 jogos apresentados neste e-book para ensinar sistema monetário aos estudantes do 1º ao 5º ano. Propostas inéditas e envolventes vão garantir a animação e aprendizagem nas aulas de matemática.
Ensinar matemática financeira utilizando jogos é muito mais divertido! Por isso, elaborei 6 jogos que fazem parte deste e-book direcionado a estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais