Se você está ensinando números decimais, quero te contar sobre os jogos que eu criei para desenvolver habilidades relacionadas a este objeto do conhecimento.
Já que tenho me proposto, há alguns anos, a criar estratégias lúdicas, concretas e divertidas para ensinar matemática, eu não poderia deixar passar em branco os números decimais.
Então, tirei um tempo para pesquisar, refletir e elaborar 10 JOGOS PARA ENSINAR NÚMEROS DECIMAIS, que objetivam desenvolver várias habilidades, tais como, relacionar frações a números decimais, comparar números decimais, localizar decimais na reta numérica, operar com decimais, relacionar porcentagens a números decimais.
Os jogos são muito fácies de implementar com recursos simples e ao alcance de todos. Eles fazem parte de um e-book que contempla, além da descrição detalhada das atividades propostas, os moldes sugeridos já formatados para impressão.
O e-book JOGOS PARA ENSINAR NÚMEROS DECIMAIS é indicado para o 5º e 6º anos do ensino fundamental. Este recurso de ensino, sem sombra de dúvida, dará aquela ajuda ao professor no preparo das aulas e na proposição de práticas divertidas e entusiasmantes.
Quero compartilhar com você, que está interessado neste assunto, um dos jogos do e-book chamado “O melhor de três”. Segue, abaixo, a descrição do mesmo.
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JOGO “O MELHOR DE TRÊS”
Objetivo: Subtrair números decimais e localizar decimais na reta numérica.
Material para cada dupla: ANEXO, um lápis de escrever para cada estudante.
Como jogar:
1) Serão formadas duplas e cada uma receberá o ANEXO. Os alunos decidirão no par ou ímpar aquele que iniciará o jogo.
2) O primeiro a jogar circulará o número três da primeira reta e anunciará, em voz alta, qual número subtrairá de 3, podendo ser apenas um dos seguintes números: 0,1; 0,2; 0,3; 0,4; 0,5. Ele, fará a subtração mental e registrará na reta o resultado obtido; em seguida passará a vez.
3) O adversário partirá do número registrado pelo oponente e subtrairá deste, um número de 0,1 a 0,5, anunciando-o verbalmente. Após realizar o cálculo mental, registrará na primeira reta numérica seu resultado e passará a vez.
Por exemplo: o jogador A partiu de 3 e escolheu 0,4 obtendo o resultado 2,6 pois 3-0,4=2,6. O jogador B escolheu 0,5 e o subtraiu de 2,6, encontrando o número 2,1.
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4) O jogo prosseguirá desta forma, com os jogadores revezando-se nas jogadas, e sempre registrando na reta numérica o resultado obtido das subtrações efetuadas.
5) Os números a serem subtraídos em cada jogada só poderão ser: 0,1; 0,2; 0,3; 04 ou 0,5.
6) O jogador que primeiro chegar em zero (0) será o vencedor da primeira reta do jogo.
7) O jogo será repetido outras duas vezes para as demais retas da tabela. Aquele que vencer duas das três retas será o vencedor.
OBS: O mesmo jogo poderá ser proposto partindo do zero e chegando em 3, com a adição de números decimais de 0,1 a 0,5.
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E aí, gostou desta proposta? Que tal aplica-la com sua turma e depois deixar um comentário contando sobre a experiência?
Marcio Rogério Oliveira Vitorio
27/09/2022 06:27
Roselice
27/09/2022 13:16