Como trabalhar com o calendário na educação infantil? Esse foi o questionamento que uma ex-aluna me fez há algum tempo. Então, comecei a pesquisar e a criar uma estratégia bem dinâmica para explorar números e noções de tempo utilizando o calendário.
O resultado você pode conferir na imagem abaixo:
O calendário acima é composto por peças removíveis e afixadas por meio de fita velcro. Há cartelas dos meses do ano, quadrículas dos dias do mês, cartões das estações do ano e cartões dos estados do tempo. Há, também, um termômetro em que a temperatura é indicada a partir da movimentação de um clipe preso na borda direita do calendário (observe na imagem).
O calendário é interativo e a ideia é que as crianças possam manipular os elementos que o compõe. Por isso, professor, pensei nas seguintes atividades que podem ser realizadas com este recurso de ensino:
No primeiro dia de cada mês (ou um dia antes do início) organize as crianças em um círculo, lhes apresente apenas as quadrículas dos dias e solicite auxílio para organizá-las em ordem numérica crescente. Depois disso, todos podem recitar a sequência numérica à medida em que os números forem apontados.
Providencie adesivos para datas especiais do mês, tais como, aniversários, datas comemorativas e feriados. Questione as crianças se há alguém de aniversário naquele mês e cole adesivo(s) alusivo(s) no(s) dia(s) em que há aniversariante(s). Faça o mesmo para as datas comemorativas e feriados.
Apresente à turma três ou quatro cartelas dos meses e questione em qual delas está escrito o mês a ser mostrado (por exemplo, outubro); solicite que uma criança afixe o nome do mês no local correspondente do calendário.
Fale para as crianças sobre as estações do ano e lhes mostre os quatro cartões indicativos das estações. Através de questionamentos, conduza-as a descobrirem a estação do ano em que se encontram e solicite que uma criança afixe o respectivo cartão no calendário, no local correspondente.
Mostre às crianças os cartões correspondentes aos estados do tempo e lhes questione sobre o significado de cada um.
Explique para a turma a utilidade do termômetro e converse sobre as temperaturas do dia. Mostre que o clipe preso ao calendário poderá ser movimentado para indicar a temperatura de cada dia: a cor amarela indica frio, a cor laranja indica temperatura amena e a cor vermelha indica calor.
Em cada dia eleja um ajudante que terá como tarefa procurar a quadrícula com o número que corresponde ao dia e afixá-lo no calendário e, também, afixar o cartão que corresponde ao estado do tempo. Além disso, o ajudante deverá movimentar o clipe do termômetro indicando a temperatura do dia.
Cole na parede, de preferência ao lado do calendário, um gráfico conforme imagem mostrada abaixo, que será utilizado diariamente para registrar o estado do tempo. O ajudante do dia também terá a tarefa de pintar, no gráfico, uma quadrícula referente ao estado do tempo daquele dia (conforme cartão por ele afixado no calendário). A cada duas semanas faça a análise do gráfico com a turma por meio de questionamentos e situações-problema orais.
As atividades descritas acima podem ser realizadas todos os meses e auxiliarão as crianças a compreenderem as noções de dia, semana, mês e ano. Também ajudarão aos pequenos na percepção das mudanças climáticas, temperaturas e diferenças entre as estações do ano. Além de tudo isso, os alunos estarão aprendendo sobre números e sequência numérica.
Todo o passo-a-passo, bem como os moldes para construir este calendário, estão disponíveis no e-book mostrado abaixo. Este e-book contempla, também, muitas outras atividades super criativas e inéditas, incluindo jogos para ensinar matemática na educação infantil.
Professor, para construir o calendário a partir dos moldes que disponibilizo no e-book são necessários alguns poucos recursos: basta reprografar os modelos em folha desenho, fazer alguns recortes/colagens e colar fita velcro nas partes removíveis e no calendário. Deverá ser providenciado, também, um envelope que será colado com fita velcro no calendário (para guardar os cartões das estações do ano) e uma caixa para guardar o restante das peças removíveis. .
Se o calendário e suas peças forem plastificados, este recurso poderá durar vários anos.
Outra sugestão bem bacana deste e-book é um trenzinho de 1 m de comprimento, construído a partir de moldes. Jogos envolvendo contagem, sequências, correspondência termo a termo, construção de gráficos e situações-problema são algumas das possibilidades apresentadas.
No e-book você encontrará, também, atividades contextualizadas a dois livros de literatura infantil: “O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Don e Audrey Wood e “Vai embora, grande monstro Verde”, de Ed Emberley, ambos da Editora Brinque-Book.
Elaborei várias propostas bem criativas a partir destas duas histórias, que podem ser encontradas em vídeos no Youtube, caso o professor não disponha dos livros físicos:
Bem, há várias outras atividades contempladas no e-book "Ensinando matemática na Educação Infantil". São 54 páginas de sugestões, incluindo os moldes; basta fazer cópia e colocar a mão na massa.
Olá Lucimara!
Para adquiri-lo basta vc acessar a lojinha https://www.ensinandomatematica.com/meus-produtos/ e clicar sobre o primeiro item apresentado. O calendário faz parte de um e-book que contempla várias atividades concretas e jogos para ensinar matemática na educação infantil. Os moldes do calendário e dos demais recursos sugeridos fazem parte deste e-book. Ao adquirir o e-book vc recebe o arquivo e o salva em sua máquina. Depois, você mesma faz cópia dos moldes do calendário e faz a montagem a partir das explicações que apresento. E, claro, se tiver qualquer dúvida você pode me contatar pelo e-mail [email protected].
Lucimara, deixa eu te contar, que o calendário já foi testado em uma turma de educação infantil e foi o maior sucesso!
E, caso adquira o calendário, vou adorar se você escrever um comentário contando como foi a experiência da sua turma com ele.
Maria Márcia do Nascimento Pereira
10/10/2021 09:53
Ótima idéia já trabalhei assim com os alunos todo dia um colocava as datas , só não tinha tido uma visão tão completa como essa integrando a matemática , ciências e fatos histórico, muito bom.
LUCIMARA FERRAZ MAIA CAVALCANTI MENDES
10/10/2021 07:55
Excelente
LUCIMARA FERRAZ MAIA CAVALCANTI MENDES
10/10/2021 07:56
Uma excelente ideia. Parabéns! Amei.
Ana Kelle Maciel Pontes
25/10/2021 10:31
Amei a idéia do calendário interarivo como faço para adquirir um?
Roselice
25/10/2021 10:40
Oi Ana! O calendário faz parte do e-book "Ensinando matemática na educação infantil" e vc pode adquirir este material na minha lojinha: https://www.ensinandomatematica.com/meus-produtos/
Além dos moldes do calendário e das instruções detalhadas de como montá-lo vc vai encontrar, neste e-book, sugestões de jogos/atividades concretas e contextualizadas à literatura infantil.
Calcular medidas de posição e dispersão a partir de dados coletados na própria turma e que são oriundos de atividades práticas e diferenciadas certamente será muito mais significativo para os estudantes. Conheça propostas inéditas para ensinar estatística nos anos finais do EF e no ensino médio.
Para auxiliar o professor no preparo de aulas envolvendo o sistema monetário, elaborei um e-book que contempla 18 jogos e atividades dinâmicas e atrativas, direcionados aos estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.
Este jogo vai auxiliar as crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental na memorização dos fatos básicos das subtração. É muito fácil de implementar e envolve apenas cartinhas e dados.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais
LUCIMARA FERRAZ MAIA CAVALCANTI MENDES
10/10/2021 07:54
Roselice
10/10/2021 09:39
Maria Márcia do Nascimento Pereira
10/10/2021 09:53